quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feira de livros acontece no mês de outubro

No mês de outubro será a Feira de Livros da Escola SESC.O evento acontecerá nas dependências da Escola nos próximos dias 28 e 29/10.

Haverá exposições, contação de histórias, apresentações culturais e muito mais.

O tema da Feira será a narrativa das nossas manifestações culturais, homenageando os escritores Câmara Cascudo, Dona Militana e Deífilo Gurgel.

Venha participar!


*Texto escrito pela aluna Emilly do 5º ano da Escola.

Alunos do 2º ano apresentam trabalhos antidrogas

Os alunos do 2º ano estiveram esta semana expondo os trabalhos sobre os malefícios das
drogas.Organizado no pátio da Escola SESC, os alunos mostraram aos alunos das outras turmas que já sabem dizer não as substâncias lícitas.

A atividade trabalhou a escrita, a oralidade e a criticidade dos alunos que deixaram sua mensagem em um paínel elaborado especialmente para sugestões e críticas.

Orientado pela pedagóga Diana Pereira o projeto tem como objetivo a prevenção, orientação e
conscientização das crianças sobre o problema epidêmico do consumo das drogas.

Oque são drogas lícitas

As drogas lícitas são substâncias produzidas e comercializadas, mesmo trazendo prejuízos aos orgãos do corpo. São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool,nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anabolizantes, dentre outros. 




quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Alunos do 5º ano encenam um telejornal

Os alunos do 5º ano da Escola SESC de Caicó, mostraram que são bons na oralidade. Nesta Quarta-feira(29), a atividade de sala foi montar um "telejornal".

Para a realização da atividade, os alunos foram divididos em grupo com quatro , que tiveram que criar notícias e apresentar em uma mesma aula. Não faltou nem a televisão que foi confecionada para dar cenário às apresentações.

Para contextualizar a atividade, a jornalista Wllana Dantas fez um breve histórico de como surgiu a televisão e quem à trouxe para o Brasil. Bem como, o que existia antes deste veículo de informação se tornar uma "febre para os brasileiros".

Outro ponto positivo da atividade foram as ilustrações feitas pelos alunos que completaram as caracteríticas do veículo - a imagem e a informação.

Uma das alunas que merece destaque é a jovem Letícia que mesmo tendo dificuldades com a escrita, confeccionou um desenho sobre a poluição e deu um show na oralidade.

Os alunos trabalharam notícias da Feira do Livro que está para acontecer, as drogas, eleições, reciclagem,queimadas, dentre outras notícias.

Alunos do 1º ano constroem pirâmide alimentar

Ao final da atividade os alunos puderam expor os seus trabalhos
De uns tempos para cá, ficou mais difícil arranjar argumentos para não cuidar bem da alimentação. Preocupados com a qualidade da alimentação, os alunos do 1º ano da Escola SESC montaram um diagrama que contém todas as informações necessárias para  montar refeições saudáveis. Trata-se da famosa pirâmide alimentar.

 A atividade foi trabalhada na aula de ciência desta quarta-feira(29), orientada pela professora Susana Pinheiro que realizou o trabalho com desenho e massa de modelar.

A ilustração, em formato triangular e separada por blocos, indica quais nutrientes devem ser priorizados na alimentação do dia-a-dia. Tudo de maneira bem simples e objetiva.

Segundo a professora Susana Pinheiro, a divisão dos grupos alimentares e de quais alimentos fazem parte de cada pedaço da pirâmide, é baseada em diversos fatores. A cultura, as preferências e o padrão alimentar da população são levados em consideração . "Foi trabalhado a pirâmide segundo a nossa realidade nutricional, as frutas da região, a culinária local, dentre outras características", acresentou a professora.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jogos da Amizade integram alunos de todos os níveis

Os alunos da Escola SESC de Caicó estiveram participando neste mês de setembro dos Jogos da Amizade. Os jogos aconteceram no Ginasio Poliesportivo Monsenhor Antenor, "o Nonosão", no Complexo Turístico Ilha de Santana.

O objetivo dos jogos é proporcionar uma interação entre os alunos que a partir das atividades ficam mais receptivos, enaltecendo os laços de amizade entre si.

Foram trabalhadas modalidades improvisadas como estoure a bola,volei de lençol, futsal, corrida de bastões, dentre outras atividades.

Para a gestora da Escola, Tânia Cunha, os jogos trazem à tona valores como disciplina, trabalho em equipe, amizade e companherismo.

Os Jogos da Amizade foram encerrados com entrega de medalhas em um evento realizado na Concha Acústica do SESC, com a presença dos pais, alunos, professores, dentre outros convidados.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alunos entrevistam gestora sobre a Feira do Livro

Os alunos venceram a barreira da timidez
Os alunos do 5º ano estiveram na última quarta-feira(22), entrevistando a gestora da Escola sobre a Feira do Livro que acontecerá no mês de outubro.

No início da atividade os alunos ficaram meio tímidos, mas logo venceram a barreira e alcançaram mais uma etapa do Projeto.

O grupo de alunos foi composto por Jordan, Thayná, Emily, Igor, Beatriz e Luana.
 
Confira a entrevista na íntegra:

Alunos -Tânia,quando vai acontecer a Feira do Livro e como será?
Tânia - A Feira já está na sua 9ª edição e acontecerá de 28 a 29 de outubro na Escola SESC.Serão abordados obras literárias de autores ilustres da nossa cultura.

Alunos - Quais as atividades que serão trabalhadas durante esses dois dias?
Tânia - Além da homenagem aos autores, haverá exposições, contação de histórias,apresentações artísticas e oficinas.

Alunos - Qual a avaliação geral da Feira do Livro?
Tânia -Bastante positiva, visto que é um evento de cunho cultural que tem o objetivo de promover a literatura infanto-juvenil.Percebemos um grande aumento do interesse de nossos alunos pela leitura, por isso estamos dando continuidade na organização da feira, que tem ainda o apoio dos pais e professores da escola.


Alunos - Quais as escolas que participarão da nossa Feira?
Tânia - Poderão visitar a nossa Feira todas as Escolas Públicas e Privadas de Caicó e das cidades circunvizinhas.




Escola SESC trabalha com crianças sobre saúde bucal

Alunos de todos os níveis participaram da atividade
"Sorriso Legal é Sorriso saudável", foi com este tema que a Escola Sesc esteve durante o mês de setembro trabalhando com os seus alunos sobre saúde bucal.

Os alunos participaram de palestras educativas, assistiram vídeos, receberam kits com escovas, dentre outras atividades preventivas contra as doenças bucais.

Além da palestra sobre como manter a saúde da boca, as crianças aprenderam na prática as técnicas corretas de escovação e receberam aplicação de flúor.

Para o Gerente da Unidade Operacional  SESC Seridó,Jorge Araújo, além dos motivos estéticos, os cuidados com a higiene bucal são imprescindíveis, uma vez que previnem determinados tipos de doenças e suas complicações. "Uma boca mal cuidada pode ser terreno bastante fértil para o desenvolvimento de bactérias que, ao serem ingeridas, podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar transtornos bem mais graves que uma simples cárie", alertou Jorge.

Na avaliação da gestora da Escola, Tânia Cunha, a atividade de orientar os alunos, principalmente os de séries iniciais, sobre seus dentes e boca pode ser uma atividade de grande valia, principalmente pelo fato de que, quanto mais cedo forem estimulados, mais fácil será para incorporarem esse hábito no dia a dia."É importante que as crianças criem hábitos de higiene bucal, para que eles fiquem em sua rotina diária, e com isso se perpetue nas demais fases de sua vida. Vamos trabalhar para que eles tenham o maior número de dentes naturais na boca, para que na terceira idade não venham ter maiores problemas",disse Tânia.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Equipe do SESC participa de Congresso em Pernambuco

Equipe SESC Seridó com a coordenadora  DRª Zenir
Membros da Escola SESC de Caicó estiveram participando neste mês de setembro do  VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O evento aconteceu de 08 a 10 de setembro, no Centro de Convenções em Pernambuco.

Com o tema "Educação para o mundo sem fronteiras", o Congresso mostrou a educação não apenas como instrumento de formação para o trabalho, mas focada na formação de um cidadão voltado para o mundo, sem perder de vista as questões locais e regionais.

Forão realizadas conferências, palestras e minicursos, com conferencistas nacionais e internacionais, reconhecidos no mundo da educação, abordando temas como aprendizado, inclusão e reorganização de trabalhos pedagógicos, sustentabilidade, novas tecnologias, além de novas políticas educacionais.

Como Desenvolver na Escola Pública um Ensino de Qualidade, ministrada pelo paulista Celso Antunes;uma promessa de futuro: aprendizagem para todos e para toda a Vida,ministrada pela carioca Rosita Edler;professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem, da paranaense Isabel Parolin; estas foram apenas algumas das muitas palestras que a equipe do SESC de Caicó participou durante os três dias de evento.

Paralelo ao Congresso ocorreu o Salão de Tecnologia e Inovação, um espaço onde foi comercializando produtos e serviços especializados nas áreas educacional, comercial e empresarial, com ênfase para as produções de alta tecnologia.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cantinho da fantasia cria cenário mágico da leitura

Alunos do 5º ano se preparando para mais uma aula
A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual,do ser humano. Pensando nisso os alunos da Escola SESC fizeram em cada turma o cantinho da fantasia, onde os alunos se caracterizam para contar histórias.

Segundo a gestora da Escola, Tânia Cunha,  a atividade além de ser um lazer, promove o desenvolvimento da interpretação, representação, imaginação da criança.

Com uma metodologia dinâmica, o projeto ajuda a criança a apreciar a leitura de histórias, poemas, contos, fábulas, textos informativos e outros, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação. O projeto ainda aproxima-os dos diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas ou histórias de uma vez, e estímula a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, poemas, quadrinhas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Alunos criam manchetes para um mundo melhor

A garotada do quinto ano, prepararam na última quarta-feira(15),um jornal mural para ser fixado na sala de aula.Intitulado Manchetes de um mundo melhor, a atividade fez com que os alunos colocassem no papel as manchetes que gostariam de ler no jornal.


Na aula, a professora Graça e a jornalista Wllana Dantas, explicaram o significado do termo jornalístico e mostraram exemplos de manchetes publicadas no impresso. "Enfatizei que se trata da notícia mais importante do dia. A ideia foi estimular o senso crítico e a criatividade dos alunos, bem como aperfeiçoar a escrita e a leitura", disse Wllana.

E não faltaram boas notícias:

Brasil sem queimadas
Um mundo sem violência contra às crianças
Cidade recicla todo o seu lixo
Parem de pichar os muros da nossa cidade

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jornal Escolar estimula leitura e escrita

Um estímulo à leitura e ao estudo da gramática. Assim pode ser destacada a presença do projeto Jornal na Escola na unidade SESC de Caicó.

Utilizado todas as quartas-feiras na turma do 5º ano, o jornal estimula também a criatividade dos alunos, que a partir de fatos noticiosos criam histórias fictícias.

Segundo a pedagoga Maria das Graças, a atividade estimula a imaginação. "Eles leem a reportagem e produzem textos com os finais que eles gostariam que ocorressem.", disse a pedagoga.

Para a gestora da Escola Sesc,Tânia Cunha, o Jornal é uma importante ferramenta que estimula não só os estudantes, mas os professores também. Além disso, contribui para o aprendizado dos alunos e dos pais, já que os jovens levam o jornal para casa após a utilização em sala de aula. "Professores, pais e alunos acabam envolvidos pela atividade que é estimulante para todos. Além de melhorar o ensino, o Jornal possibilita que eles saibam o que está ocorrendo em sua cidade", disse a diretora da Escola.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crianças do 2° ano participam de Projeto Antidroga

Durante o mês de agosto, os alunos do 2° ano tiveram aulas bem diferentes. Eles receberam orientações sobre o perigo das drogas e sobre como se prevenir da violência. A idéia faz parte um Projeto Antidrogas que partiu do aluno, José Tobias, que viu uma peça publicitária na TV sobre a importância de dizer não as drogas.

Durante todo o mês as crianças receberam orientações e desenvolveram atividades lúdicas e interativas com as crianças que através de uma linguagem acessível aprenderam sobre os malefícios que as drogas causam.

Segundo a gestora da Escola, Tânia Cunha, o projeto funciona como um alerta para as crianças, além de alcançar as famílias, já que os alunos recebem as informações na escola e repassam para os pais em casa.

José Tobias foi um dos alunos destaque na escola. “Percebi que me desenvolvi bastante, o que aprendi vai contribuir muito para minha vida. Sei que nunca devo aceitar as drogas nem participar de algum ato de violência”, disse o aluno.

Baú das histórias incentiva a leitura de crianças do nível V

O Projeto Baú das Histórias vem despertando o prazer pela leitura de crianças de cinco anos da Escola SESC Seridó, através de rodas de leituras, dramatização, exposições de livros literários, varal literário, hora do conto com caracterização, dentre outras atividades que instigam à leitura.

O projeto proporciona uma viagem no mundo da leitura oferecendo aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionam um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita.

Após a leitura, são trabalhadas diversas dimensões artísticas e criativas que viabilizam o desenvolvimento e o fortalecimento de sua identidade, o exercício da cidadania e a busca por melhor qualidade de vida.

Para a professora Susana à leitura desperta o imaginário das crianças. “Através do mundo imaginário das histórias infantis, as crianças criam novas possibilidades para suas vidas.", disse Susana.

Outro elemento importante do Baú das histórias é ser motivador do “aprender” na escola, auxiliando o contato com as palavras, os números e todas as linguagens, incluindo o desenho, o teatro e a música.

O aluno do nível V, Pedro Vitor é testemunho desta realidade. Muito pequeno, mas já é o contador de histórias da turma.

Alunos do nível IV contam através de desenhos à história de Caicó

Para muitos desenhar representa apenas rabiscos, mas para os alunos do Nível IV da Escola SESC, os traços se transformam em comunicação. Crianças de quatro anos desenharam durante o mês de agosto igrejas, vaqueiros, bois, serpentes, dentre outros personagens, afim de mostrar o que aprenderam nas aulas do Projeto Mitos e Lendas da minha Terra.

O Projeto consiste na valorização da cultura local, buscando mostrar às crianças a história da formação da sociedade a qual ele é sujeito.

Segundo a pedagoga do nível IV, Nathália Brito,através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. “O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior”, disse a pedagoga.

A prova disso está no desenho do aluno Roberto Sérgio que em seus trabalhos escolares fez a Igreja da Matriz de Santana. Segundo o aluno aquela Igreja estaria lotada com pessoas que assistem a missa todos os domingos. Com isso, o aluno representa a realidade entendida por ele.

Para o Gerente da Unidade Operacional SESC Seridó, Jorge Araújo, trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. "Quando a criança veste uma roupa da mãe, admite-se que ela esteja procurando entender o papel da mulher. No desenho, ocorre a mesma coisa. A diferença é que ela não usa o corpo, mas a visualidade e a motricidade”,disse o gerente da unidade

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Jornal Escolar do SESC

Olá, pessoal esta é a primeira postagem do Jornal Escolar do SESC.Apartir de hoje este veículo de comunicação será mais uma canal em que os alunos,professores e a comunidade em geral terão para expressar suas idéias e opniões.

Neste blog você estará conosco numa viagem ao mundo da leitura e escrita, aonde as produções vem relatando as atividades desenvolvidas na Escola.

Serpentes,vaqueiros,bois, dentre outros personagens foram apenas atores do palco da imaginação,que relatam a história da formação do município de Caicó, durante o mês de agosto.

Produzido pelos alunos do 5º ano o Jornal Escolar espera lhe proporcionar uma boa leitura.

Fiquem ligados!