Para muitos desenhar representa apenas rabiscos, mas para os alunos do Nível IV da Escola SESC, os traços se transformam em comunicação. Crianças de quatro anos desenharam durante o mês de agosto igrejas, vaqueiros, bois, serpentes, dentre outros personagens, afim de mostrar o que aprenderam nas aulas do Projeto Mitos e Lendas da minha Terra.
O Projeto consiste na valorização da cultura local, buscando mostrar às crianças a história da formação da sociedade a qual ele é sujeito.
Segundo a pedagoga do nível IV, Nathália Brito,através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. “O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior”, disse a pedagoga.
A prova disso está no desenho do aluno Roberto Sérgio que em seus trabalhos escolares fez a Igreja da Matriz de Santana. Segundo o aluno aquela Igreja estaria lotada com pessoas que assistem a missa todos os domingos. Com isso, o aluno representa a realidade entendida por ele.
Para o Gerente da Unidade Operacional SESC Seridó, Jorge Araújo, trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. "Quando a criança veste uma roupa da mãe, admite-se que ela esteja procurando entender o papel da mulher. No desenho, ocorre a mesma coisa. A diferença é que ela não usa o corpo, mas a visualidade e a motricidade”,disse o gerente da unidade
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