quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alunos do nível IV contam através de desenhos à história de Caicó

Para muitos desenhar representa apenas rabiscos, mas para os alunos do Nível IV da Escola SESC, os traços se transformam em comunicação. Crianças de quatro anos desenharam durante o mês de agosto igrejas, vaqueiros, bois, serpentes, dentre outros personagens, afim de mostrar o que aprenderam nas aulas do Projeto Mitos e Lendas da minha Terra.

O Projeto consiste na valorização da cultura local, buscando mostrar às crianças a história da formação da sociedade a qual ele é sujeito.

Segundo a pedagoga do nível IV, Nathália Brito,através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. “O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior”, disse a pedagoga.

A prova disso está no desenho do aluno Roberto Sérgio que em seus trabalhos escolares fez a Igreja da Matriz de Santana. Segundo o aluno aquela Igreja estaria lotada com pessoas que assistem a missa todos os domingos. Com isso, o aluno representa a realidade entendida por ele.

Para o Gerente da Unidade Operacional SESC Seridó, Jorge Araújo, trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. "Quando a criança veste uma roupa da mãe, admite-se que ela esteja procurando entender o papel da mulher. No desenho, ocorre a mesma coisa. A diferença é que ela não usa o corpo, mas a visualidade e a motricidade”,disse o gerente da unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário